Sobre TUCIC

Orixás Cultuado na TUCIC

· Oxalá

· Ogum

· Xangô

· Oxóssi

· Obaluaê/Omulu

· Iemanjá

· Oxum

· Iansã

· Nanã

· Ibeji

· Oba

Giras da TUCIC

As giras da TUCIC seguirão a seguinte a sequência:


1ª  GIRA: POVO D´ÁGUA - MARINHEIROS 

 2ª  GIRA: POMBAGIRA 

 3ª  GIRA: XANGÔ - IBEJADA 

 4ª  GIRA: BOIADEIROS 

 5ª  GIRA: POVO DO ORIENTE - CIGANOS  

 6ª  GIRA: EXU 

 7ª  GIRA: OBALUAÊ/OMULU - BAIANOS

 8ª  GIRA: OXÓSSI

9ª  OGUM - MALANDROS

10ª PRETOS VELHOS


Linhas de Trabalho

A Umbanda que praticamos, trabalhamos com entidades, muitas vezes chamadas de caboclos e cada gira atendemos com uma ou mais linhas, que são detalhadas como:

Linha das Águas - Caboclas de Iemanjá, Oxum, Obá, Iansã e Nanã

Linha de Ibejada - Erês

Linha das Almas - Obaluaê/Omulu, Pretos Velhos 

Linha de Ogum - Caboclos ou Falangeiros de Ogum

Linha de Oxossi - Caboclos de Oxossi

Linha de Xangô - Caboclos de Xangô

Linha de Ciganos

Linha do Povo do Oriente

Linha de Boiadeiros

Linha de Marinheiros

Linha de Malandros-Coordenada por Zé Pelintra

Linha da Esquerda - Exu, Pomba-Gira e Mirim

Linha de Baianos/Pretos Novos

*Temos gira específica chamada GIRA MISTA, onde trabalhamos primeiro com Obaluaê/Omulu e depois os médiuns chamam Boiadeiros, Marinheiros, Malandros e Baianos.

Linhas da Umbanda

A TUCIC entende como as sete linhas da Umbanda:

Oriente - Linha regida por Oxalá, engloba todas as entidades de cura - FÉ

Ogum - Linha da LEI/ORDENAÇÃO

Xangô - Linha da JUSTIÇA - JULGAMENTO e RAZÃO

Oxóssi - Linha de Caboclos Doutrinadores - DOUTRINA/CONHECIMENTO

Povo d´Água - Linha das Mães - AMOR e GERAÇÃO

Almas - Linha de Evolução regida por Obaluaê/Omulú - EVOLUÇÃO e HUMILDADE

Ibejada/Erês - Linha das Crianças regida por Ibeji - INOCÊNCIA, ALEGRIA e SAÚDE

Cores Vibratórias

As cores vibratórias das dos Orixás e Linhas são:

  • Oxalá - Branco
  • Ogum - Vermelho e Branco
  • Xangô - Marrom
  • Oxóssi - Verde
  • Iemanjá - Azul Claro
  • Omulu - Preto e branco
  • Obaluaê - Violeta ou Roxo
  • Ibejada - Rosa
  • Oxum - Azul escuro
  • Iansã - Amarelo
  • Nanã - Lilás/Roxo
  • Oba - Magenta/Vermelho
  • Oriente - Laranja/Dourado
  • Pretos Velhos - Preto e Branco
  • Zé Pelintra e Malandros - Vermelho, Branco e Preto
  • Marinheiros - Azul e Branco
  • Baianos - Branco, Vermelho e Preto, pode também vir com cores de vibração do Orixá
  • Exus e Pombagiras - Vermelho e Preto, pode também vir com cores de vibração do Orixá
  • Piratas - Vermelho, Preto, Branco e Azul, pode também vir com cores de vibração do Orixá
  • Ciganos - Vem na cor vibratória do Orixá que irradia nos seus trabalhos

Saudações

As saudações de cada orixá e linhas paralelas:

  • Oxalá - Êbaba, Êpa Baba, Baba Okê, Xeuê Baba. Significado: "O senhor realiza" "Obrigado Pai", Salve Pai.
  • Iemanjá - Odôcy Iabá, Odô-fe-iaba!, Odo Iá. Significado: Salve a Senhora das águas!
  • Xangô - Caô cabesilê. Significado: Permita-me vê-lo, Majestade!
  • Ogum -Patacori Ogum, Ogunhê. Significado: Salve o cortador de cabeças! Salve Ogum!
  • Oxóssi - Okê Arô Oxóssi - Para um Caboclo de Oxóssi - Okê Caboclo. Significado: Dê seu brado, Majestade!
  • Pretos Velhos - Aruê meu povo. Significado: Alma dos mortos, para os bororos.
  • Iansã - Eparrei Oiá. Significado: Salve o raio, Iansã!
  • Oxum - Aiê ie ô Oxum, Ora ie ie Oxum, Olha eu mãe Oxum. Significado: Olha por nós mãezinha, Salve a senhora da bondade.
  • Ibeji - Omi Ibejada, O Doce Ibejada. Significado: Ele é dois!
  • Obaluaê/Omulu - Atotô. Significado: Silêncio, ele está entre nós.
  • Nanã - Saluba Nanã Significado: Salve a Senhora Mãe de todas as Mães!
  • Oba - Oba Xirê, Akirô Oba Yê. Significado: Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!
  • Almas - Adorei minhas almas santas benditas.
  • Ciganos - Optchá. Significado: É uma palavra romani ou romane, língua cigana e significa "Salve".
  • Oriente - Namastê. Significado: Eu me curvo a você
  • Pombagira - Laroiê Pomba Gira, Laroiê Exu Mulher. Significado: Salve Pombagira
  • Exú - Laroiê Exú Mojubá. Significado: Vós sois grande, Exu! / Eu me curvo a ti, vós sois poderoso Exu!
  • Zé Pelintra /Malandragem - Salve a Malandragem.
  • Boiadeiro - Getruá ou Xetruá boiadeiro. Significado: Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte
  • Baianos - Salve o Povo da Bahia.
  • Marinheiros - Salve a Marujada.
  • Piratas -Salve a Marujada

Obs.: Salve ou Saravá é um termo genérico usado para todos, assim como a expressão "salve as suas forças".

Sobre As Giras da TUCIC

Para esclarecimentos das giras, seguindo o entendimento do nosso ritual:

Giras de Ogum - Descarrego, Não Dão Consultas: São espíritos ligados as demandas da fé, das lutas e batalhas. São as entidades que abrem os caminhos, estão sempre presentes no terreiro, incorporados ou não, dando segurança. É o braço forte de Oxalá nos terreiros. Não costumam dar consulta, pouco falam e ficam pouco incorporados. Usam charuto, bebem cerveja e podem usar espada, lança, etc. durante sua incorporação, podendo ser material metálico ou a erva do Orixá.

Giras de Exu - Dão Consultas: São entidades em evolução e fazem atendimentos aos consulentes, seu trabalho é dirigido, principalmente a defesa dos seus médiuns e a defesa do terreiro, porém, são muito procurados para resolver os problemas da vida sentimental e material. Costumam trabalhar com velas pretas, pretas e vermelhas ou brancas, charutos, cigarros, bebidas fortes. Devido ao seu temperamento forte, geralmente não são de muita brincadeira e costumam ser diretos nas consultas.

Giras de Povo d´Água - Descarrego, Não Dão Consultas: São entidades muito elevadas, sutis, que não fazem consultas, ficam pouco tempo em terra. Chegam no terreiro geralmente girando, limpando com as águas e vento o ambiente. São giras de descarrego forte, onde fazem uma limpeza geral, não sendo necessário atendimento por consulente e sim, o fazem no ambiente todo. Compõe essa gira as caboclas de Oxum, Iansã, Iemanjá, Nanã e Oba.

Giras de Pomba Gira - Dão Consultas: São entidades em evolução e dão consultas e fazem trabalhos de magia. Seu trabalho é dirigido, principalmente a defesa dos seus médiuns, em trabalhos de magia para união, desmanches de trabalhos, para emprego, problemas de ordem financeira, psíquica, entre outros. São muito procuradas para resolver os problemas da vida sentimental e material. Costumam trabalhar com velas vermelhas, vermelha e preta, branca ou em alguns casos vela preta, cigarros, cigarrilhas, bebidas doces como Champagne Rosé, Martini Vermelho ou Rosé, mas podem beber qualquer bebida que assim a casa direcionar. Devido ao seu temperamento forte e alegre costumam descontrair bastante os consulentes, principalmente pôr que quando falam que vão ajudar certamente o farão.

Giras de Caboclos de Oxóssi - Descarrego e Dão Consultas Rápidas: Usam em seus trabalhos charutos (que são fontes de limpeza direcionadora, limpando miasmas, larvas astrais, etc.), tomam Curiado (que é o vinho com água e mel), sucos de frutas ou Cerveja, ambas usadas para sua magia, trabalham com ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física. Ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, que limpam a nossa aura e proporcionam uma energia de força que irão nos auxiliar para que consigamos o objetivo que desejamos. No geral, caboclos de Oxóssi não dão consultas, mas podem dar conselhos e direcionamentos, de forma prática e educadora, rápido e direto.

Giras de Povo do Oriente - Descarrego, Não Dão Consultas: São espíritos elevados, de várias raças e credos, utilizam da energia do Oriente para trabalhos direcionados a Saúde e Limpeza, usam poucos materiais para seus trabalhos, limitando-se a água, incenso, pedras e velas. Essas entidades raramente fazem atendimentos de consulta.

Giras de Ciganos - Dão Consultas: São espíritos alegres, que utilizam de diversos materiais (conforme sua origem) para trabalhos de sorte, dinheiro, prosperidade e amor. Usam cartas, cristais, incensos, fumo, bebidas (sangria, vinho, Martini branco doce, tequila, etc.), frutas, velas, lenços, flores e outros materiais que a entidade usar. Fazem atendimentos de consultas e trabalhos de magia.

Giras de Preto Velho - Dão Consultas: São espíritos elevados, que em algum momento em suas encarnações foram escravos, não necessariamente negros, e que trabalham na Umbanda como símbolos da fé e da humildade. Seus trabalhos são de ajuda aqueles que estão em dificuldade material ou emocional, sendo que, o seu trabalho se desenvolve mais para o lado emocional e físico, das pessoas que os procuram, sendo chamados, carinhosamente de psicólogos dos aflitos. Sua paciência em escutar os problemas e aflições dos consulentes, fazem deles as entidades mais procuradas na Umbanda, são chamados de Vovôs e Vovós da Umbanda. Também usam ervas em seus trabalhos de magia e principalmente para rezar pessoas doentes e crianças que estão com mal olhado, suas rezas são conhecidas como poderosas, usam também de patuás, saquinhos que são depositados elementos de magia e que os consulentes usam no corpo para proteção. Os Pretos Velhos usam cachimbos para limpeza espiritual, jogando sua fumaça sobre a pessoa que está recebendo o passe e limpando a aura de larvas astrais e energias negativas. Em geral, bebem Café Preto sem açúcar, Consertada (tipo um quentão, mas tomado frio) e Cachaça com Mel. Fazem consultas e trabalhos de alta magia.

Giras de Omulu/Obaluaê - Descarrego, Não Dão Consultas: São espíritos sutis, com alta evolução, não fazem atendimentos, trabalhando com energia da terra/água nos corpos dos consulentes. Trabalham para saúde e desencarnes, não ficam muito tempo incorporados.

Giras de Gira Mista - Dão Consultas: Gira de atendimento, onde são chamados espíritos de marinheiros, malandros, boiadeiros, baianos, piratas e outras entidades que não tem gira específica. São espíritos que trabalham para a evolução material e espiritual dos seus médiuns e consulentes. Fazem magias e usam materiais como cigarro de filtro, palheiro, cachaça, cerveja, whisky, conhaque, velas brancas, branco e preto ou cores direcionadas de sua vibração.

Giras de Xangô - Descarrego, Não Dão Consultas: Entidades de alta evolução, juízes espirituais, trabalham no carma e na lei espiritual, magistrando sobre todos os espíritos, encarnados e desencarnados. Trabalham com Oxés, pedras, charutos, vela marrom e cerveja preta. Ficam pouco tempo incorporados, são mais fixos ao incorporar, não giram e muitos trabalham direcionando a energia do fogo e pedras. Não costumam fazer atendimentos, mas descarregam individualmente ou em grupo.

Giras de Erê - Dão Consultas: Estas entidades do Orixá Ibeji, também chamados de Ibejada, espíritos de grande elevação e são a verdadeira expressão da pureza, da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa, atuam em qualquer tipo de trabalho, mas, são mais procurados para os casos de doença, família e gravidez. Fazem os atendimentos sentados, utilizando refrigerantes como guaraná (jamais Coca-Cola ou Pepsi) ou suco de groselha, guloseimas tradicionais como suspiro, cocada, pé de moleque, pé de moça, bala de coco, pirulitos, paçoca, etc. Utilizam também brinquedos nas suas magias, como bola, bonecas, carrinhos ou mesmo vestimentas como boné, laços, tiaras, etc. O fundamento maior do Orixá Ibeji é o açúcar, por isso jamais oferecemos balas azedinhas ou coisas do tipo, é doce mesmo!