História da Tucic

Chefe de Terreiro: Mãe de Santo - Rosi Boness

Ordenada Mãe de Santo pelo Pai de Santo: Babalaô Marcio Kain de Xangô 

Iniciou sua caminhada espiritual em 1993 com uma Mãe de Santo (Dona Maria) em Florianópolis, que atendia em um quarto da sua casa, onde Mãe Rosi começou a desenvolver sua incorporação, mas a maneira que essa primeira Sacerdote via a espiritualidade lhe incomodava, a cobrança financeira por auxílio espiritual e as ameaças espirituais aos filhos de santo fizeram Mãe Rosi se afastar e 1997 conheceu o Terreiro de Mamãe Oxum, da Ialalorixá Lourdes de Oxum na cidade de Rio do Sul/SC, onde gostou dos fundamentos do terreiro, entrou para a corrente mediúnica e ficou por 15 anos aprendendo sobre fundamentos da Umbanda Omolokô, fazendo sua Camarinha em 2010. Em 2013 participou da corrente mediúnica no Terreiro Marola do Mar, em Biguaçu, sendo preparada como Mãe Pequena em 2017 (Médium de Sete Linhas). Em 2019 em um quarto de sua casa, com as seguranças espirituais ensinadas pela Vó Maria Conga e sob orientação do Caboclo Sol Nascente iniciou os trabalhos de desenvolvimento a pedido de alguns médiuns que estavam em busca de um dirigente espiritual que pudesse acolhê-los.

Paralelamente sempre buscou conhecimento e preparação para sua caminhada espiritual. Em 2017 iniciou seu estudou de Teologia da Umbanda com Pai Márcio Kain e em 2019 fez o curso de Fundamentos para Sacerdócio, onde aprendeu os rituais e preparações necessárias que um Sacerdote e um terreiro deveriam oferecer aos seus filhos e frequentadores

Em 2021 fez as obrigações e ordenação sacerdotal na Umbanda Tradicional com Pai Marcio Kain - TUFRA (Tenda de Umbanda Francisco de Assis), nos fundamentos de Pai Ronaldo Linares - FUGABC (Federação Umbandista do Grande ABC).

Em janeiro de 2022 adquiriu a sede da TUCIC, abrindo o terreiro ao público. Fez os assentamentos e firmezas necessárias, conforme ensinamentos do Pai Márcio de Xangô. 

ELEDÁS:

Orixá de Cabeça: Oxum Adjunto: Ogum

ENTIDADES DE TRABALHO:

Cabocla de Oxum: Inaê das Cachoeiras (Guia de Frente)

Caboclo de Oxóssi: Caboclo Sol Nascente (Doutrinador de todos os trabalhos, sob a orientação da Cabocla Inaê).

Preta Velha: Vó Maria Conga (Coordenadora de todos os trabalhos, sob a orientação da Cabocla Inaê).

Preto Velho: Vô Benedito de Aruanda

Caboclo de Xangô: Caboclo 7 Cachoeiras

Xangô: Kaô

Erê: Mariazinha 

Povo do Oriente: Arastu da Luz Dourada

Ogum: Ogum Naruê

Pomba Gira: Maria do Coqueiro

Exu: Kaminaloá

Cigana: Amália do Lago

Malandro: Miguel Camisa Preta

Iansã: Cabocla dos 7 Raios

Boiadeiro: Zé do Laço

Pai de Santo que Consagrou Mãe Rosi de Oxum na Umbanda Tradicional

Babalaô Marcio Silva Kain de Xangô - TUFRA - SP

Data da Ordenação de Pai de Santo: 2008

Filho de: Xangô e Iemanjá

Guia de Frente: Pai Benedito de Angola

Desenvolvido pelo Pai de Santo Osmildo Colli

Consagrado Pai de Santo pelo Babalorixá Ronaldo Antônio Linares e Babá Dirce Fogo


Mãe de Santo que Consagrou Mãe Rosi de Oxum no Omolokô

Ialalorixá Maria Delourdes Becker Freitas – CACNSC – Centro Assistencial de Caridade Nossa Senhora da Conceição – Terreiro da Mamãe Oxum – Rio do Sul – SC, fez a camarinha de Mãe Rosi de Oxum em 2010.

Data da Ordenação de Mãe de Santo: 1978

Filha de: Oxum e Xangô

Guia de Frente: Cabocla Jupira

Desenvolvida e Consagrada pelo Pai Cesar – Fundamentos Omolokô

Mãe Lurdes, como todos conheciam, foi a responsável pelo desenvolvimento e direcionamento inicial. Teve grande influência na compreensão da função de Mãe de Santo. Mãe Rosi ficou como sua filha de santo de 1997 a 2012.

Foi Pai Cesar quem ensinou o que a Ialorixá Mãe Lurdes precisava saber para iniciar sua caminhada dentro da espiritualidade, com responsabilidade e caridade. Maria Delourdes foi uma criança que demorou pra ser compreendida, tinha visões, dores de cabeça, tonturas. Ainda jovem foi a um curandeiro o qual descobriu que seu "problema" era somente a sua espiritualidade, e que a partir daquele dia ela não sentiria mais nada e que era para esperar 7 dias para ver o que aconteceria, ao passar este tempo a Mulher (Pomba Gira do Telhado), incorporada levou-a até Pai César onde seria ali que ela seria desenvolvida.

Em 1978 foi fundado o Centro Espírita Mamãe Oxum (CEMO), em Rio do Sul/SC. Em 1996 mudou o nome da Entidade para Centro Assistencial de Caridade Nossa Senhora da Conceição, onde praticava sua caridade não importando as hora nem o lugar para auxiliar a quem precisava, atendeu de portas abertas até março de 1998, mas com o aparecimento de sua doença viu-se obrigada a diminuir seu ritmo e contrariando todos os prognósticos seguiu sua caminhada na caridade até novembro de 2022, onde voltou à sua pátria espiritual.

Mãe de Santo que Preparou Mãe Rosi de Oxum como Mãe Pequena na Umbanda Bantu Ameríndia

Mãe de Santo Eldeni Fernandes Camargo – ABTCUMM – Biguaçu – SC

Data da Ordenação de Mãe de Santo: 1987

Consagrada por: Pai Jacob Bernardo Schimitt

Filha de: Iemanjá e Ogum

Guia de Frente: Cabocla Marola do Mar

Mãe Eldeni, em 2013 acolheu e direcionou Mãe Rosi para o aprendizado dentro da Umbanda Bantu Ameríndia. Fez a obrigação de Mãe Pequena de Mãe Rosi em 2017.

Avôs de Santo 

Avô de Santo  no Omolokô

Babalaô Cesar - Moçambicano

Veio ao Brasil fazer sua vida, trouxe consigo seus fundamentos africanos, morou por muitos anos na região de Florianópolis, quando seus Orixás pediram que fosse realizado seu cruzamento como Babalorixá, ele aqui não encontrou ninguém quem fosse de sua confiança e voltou ao seu país para ali receber sua graduação. Tinha muito poder e era considerado o melhor Babalorixá da região naquela época. Tinha como prioridade o auxílio ao próximo e oferecia seu teto e sua comida a quem fosse necessitado, mesmo sendo considerado um pai de santo enérgico e que muitos temiam, tinha um grande coração.

Guia de Frente: Caboclo Águia Branca

Alguns guias de trabalho do Pai Cesar:

Exu Capa Preta Musifim e Tiriri

Erê Pedrinho

Preto Velho Pai Benedito

Avô de Santo na Umbanda Bantu Ameríndia

Pai Jacob Bernardo Schimitt - Sociedade Beneficente E Recreativa Tenda De Umbanda Pai Xangô Caô

Filho de: Xangô Caô

Avôs de Santo na Umbanda Tradicional

Babalaô Osmildo Colli - Sociedade Espírita de Umbanda Bom Pastor (SEU Bom Pastor - Sorocaba – SP

Filho De: Xangô e Nanã

Pai Osmildo Colli - Foi o Pai de Santo que desenvolveu mediunicamente Pai Márcio Kain, fundou em 1972 a SEU Bom Pastor. Não fez nenhum tipo de obrigação para o Pai Márcio, o qual foi fazer com Baba Ronaldo Linares.

Alguns guias de trabalho do Pai Osmildo Colli:

Exu Veludo

Caboclo Pedra Negra

Preto Velho Pai Cipriano

Babalaô Ronaldo Antônio Linares - Casa de Pai Benedito de Aruanda - São Caetano do Sul - SP

Filho De: Xangô e Iansã

Babá Dirce Paludette Fogo - Diretora Espiritual da Casa de Pai Benedito de Aruanda - São Caetano do Sul - SP

Filha de : Iemanjá e Oxóssi

Pai Ronaldo Linares teve sua iniciação no Candomblé pela mão de Joãozinho da Goméia, já havia iniciado sua mudança para o ritual de umbanda e após conhecer Zélio Fernandino de Morais, fundamentou seu ritual, sendo instruído pelo próprio Zélio e sendo filho espiritual da filha de Zélio, Zilméia Moraes da Cunha.

Babá Dirce, como é carinhosamente chamada por seus filhos de fé é a Diretora Espiritual da Casa de Pai Benedito de Aruanda, templo sede da Federação Umbandista do Grande ABC - FUGABC.

Uma das alunas mais antigas dos Cursos de Formação Sacerdotal promovido por Pai Ronaldo Linares, se mantém há mais de 40 anos como seu braço direito, tendo recebido dele a missão de cuidar dos trabalhos espirituais da Casa de Pai Benedito.

É também uma das guardiãs do Santuário Nacional da Umbanda e conduz, ao lado do Pai Ronaldo, os Cursos de Formação Sacerdotal, promovidos pela FUGABC. Com sua natureza generosa e acolhedora, Babá Dirce conduz e coordena os atendimentos na Casa de Pai Benedito de Aruanda três vezes por semana. Na Ordenação Sacerdotal do Pai Márcio Silva Kain, Babá Dirce esteve ao Lado do Pai Ronaldo auxiliando em suas Obrigações. Portanto, também considerada como mãe espiritual do Babalorixá Márcio Silva Kain.

Bisavó de Santo Umbanda: Zilméia Moraes da Cunha – RJ


Trisavô de Santo Umbanda: Zélio Fernandino de Morais – RJ


Bisavô de Santo Candomblé: Babalorixá Joãozinho da Goméia (João Alves Torres Filho) – RJ